Cursos


Nível Básico

Certificação e Confraternização 2013

Certificação da quarta turma do curso básico. Primeiro Semestre de 2013

O que se aprende na oficina de Jornal Comunitário?

Educando

Educando na Oficina de Jornal Comunitário. Quinta turma do nível básico. Segundo semestre de 2013

Ler, escrever, refletir… Contar história a partir de uma imagem? Usando apenas um texto? As duas coisas juntas? Ou que tal experimentar a função de repórter investigativo? Isso e muito mais é o que os alunos da oficina de jornal aprendem todas as terças-feiras no horário das 14h às 17h. Com possibilidade de entender e experimentar a produção de um jornal comunitário, obtendo informações sobre escrita jornalística, escolha de pauta, além de noções de diagramação e fotografia. De que forma isso acontece? Simples! Teoria e prática caminham paralelamente, tornando a oficina mais dinâmica e estimulante, resultando uma participação efetiva do aluno dentro do jornal “Morro Vivo! Viva o Morro!” e que posteriormente ele se aproprie deste veículo não só como leitor, mas como colaborador atuante dentro da comunidade. Conteúdo Programático

Módulo 1 O que é um jornal?; Qual a função do jornal?; Como se produz um jornal impresso?; Composição de um jornal: Pauta, notícia, fotografia, ilustração e diagramação; Apresentação do jornal Morro Vivo! Viva o Morro!; Métodos de redação jornalística.
Módulo 2 Entrevista;Transcrição de uma entrevista; Texto Ping-pong e texto corrido.
Módulo 3 Buscando matéria dentro da Comunidade; Pesquisa de Campo e trabalho em grupo; Exercício de observação e jornalismo investigativo.
Módulo 4 Buscando matéria fora da Comunidade; Visita a um jornal regional. Ex: A TRIBUNA.
Módulo 5 Noções de fotografia; Fotografando o Bairro; Diagramação; Apresentando o programa In design.

O que se aprende na oficina de Rádio Comunitária?

29.08.2013 - Comcom pinheiro - Agner - Oficina de rádio (4)

Educando na oficina de Rádio comunitária. Quinta turma do nível básico. Segundo semestre de 2013

Você sabe o que é uma Vinheta? Sabe como são gravados os Programas de Rádio?  Se não sabe, o Projeto Com Com é o lugar certo para você aprender sobre o assunto! Nas oficinas de rádio ministradas todas as quintas-feiras das 14h às 17h os alunos têm a possibilidade de entender e experimentar a produção de programas de Rádio Comunitária, obtendo informações técnicas sobre equipamentos de áudio, softwares, linguagem radiofônica, escolha de pauta, além de noções de edição de áudio e produção de vinhetas. Quem sabe você descobre que tem talento para essa atividade profissional? No Projeto Com Com é fácil descobrir, pois teoria e prática caminham paralelamente, tornando a oficina mais dinâmica e estimulante, resultando uma participação efetiva do aluno dentro do Projeto Com Com e que posteriormente ele se aproprie deste veículo não só como expectador, mas como colaborador atuante dentro da comunidade. Conteúdo Programático

Módulo 1 Apresentação da história do Rádio e início à prática de produção de rádio; Breve introdução sobre a História do Rádio; O que é Comunicação Comunitária?; Conceito de Rádio Comunitária; O que faz um Comunicador?; Pauta; Roteiro. 
Módulo 2 Conhecimento Técnico sobre equipamentos e programas; Mesa de Som, Placa de Áudio, Microfone, Gravador; Prática de Locução – Dicas para um bom Improviso; Preparação, Produção, Roteiro, para a construção do primeiro programa gravado; Conhecendo programa Zara Rádio; Prática de Locução – Apresentando a notícia .
Módulo 3 Produção final com gravação de programa editado pelos alunos; Gravação programa; Edição de matérias; Apresentação do produto final.

O que se aprende na oficina de TV Comunitária?

Aula prática de TV.

Aula prática de TV Comunitária. Quarta turma do nível básico. Primeiro Semestre de 2013.

Você já pensou no que tem por trás das câmeras ao assistir um programa de TV? Com certeza, depois de participar da oficina de TV as quartas-feiras, seu olhar vai mudar diante de um programa de TV. Ninguém vai te segurar quando você aprender sobre videorreportagem, telejornalismo, documentário,além de noções de edição e filmagem. Você vai perceber que 3 horas de oficina será pouco para aprender tantas coisas legais! Conteúdos teóricos aprendidos juntamente com a prática tornam a oficina mais dinâmica e estimulante, resultando uma participação efetiva do aluno dentro do Projeto Com Com e que posteriormente ele se aproprie deste veículo não só como expectador, mas como colaborador atuante dentro da comunidade. Conteúdo Programático

Módulo 1 Introdução aos equipamentos; Definindo um projeto audiovisual; Compreendendo ambiente; Enquadramento, planos, montagem, produção e edição.
Módulo 2 Telejornalismo; Roteiro; Apuração; Pauta; Chefia de reportagem; Reportagem; Stand UP.
Módulo 3 Produção final; Produzir um documentário ou ficção; Produção de uma reportagem (Plano sequencia e link ao vivo).

Todas as oficinas têm a duração de três meses com o total de 12 aulas. O alunos devem ter no mínimo 12 anos, não existe idade máxima. Também não exigimos escolaridade mínima, apenas a vontade de aprender. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: