TBC – Turismo de Base Comunitária


Ao fazer uma análise dos bairros Cota desde 2007, com a chegada do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, até os dias atuais, é possível perceber as inúmeras mudanças que já aconteceram.

Urbanisticamente falando, foram retiradas casas de área de risco, abertura e pavimentação de ruas, implementação de rede de esgoto, construção de praças e quadras, dentre as várias outras mudanças que foram e que ainda serão realizadas.

Contudo, houve também transformações relacionadas às pessoas. Várias famílias deram adeus aos vizinhos e precisaram sair de suas casas por morarem em área de risco, outras que permaneceram e precisaram ceder espaço da sua casa para o bem comum. Muitas passaram a enxergar seu bairro como um lugar bom para morar, algumas ainda aguardam ansiosas as próximas mudanças. Tudo isso assistido de perto pelo morador, que em muito colaborou para que essas mudanças acontecessem.

 

20170623_101657

Expedição TBC

 

Paralelo a toda essa transformação, a comunidade abraçou os projetos sociais que vieram junto com o Programa e descobriu o forte potencial humano que possui, capaz de questionar, exigir avanços e transformar o lugar em que vive. E foi esse o papel dos projetos sociais dentro dos bairros. Estimular cada morador participante, através de cada área de atuação, seja na comunicação pelo Projeto Com Com (Comunicação Comunitária), na arte através do Ateliê Arte nas Cotas, na gastronomia pelo Nesdel (Núcleo de Economia Solidária e Desenvolvimento Local) e na educação ambiental com o Projeto Cota Viva.

Desde o surgimento dos projetos, já se passaram alguns anos de atuação, o suficiente para se notar o quanto a comunidade já cresceu e ainda irá crescer no âmbito social e econômico. É chegada a hora de planejar o pós-urbanização e planejar o futuro da comunidade dos bairros Cota. Com uma paisagem privilegiada, cheia de riquezas naturais, muitas vivências e potencial histórico para contar e com moradores apaixonados pelo lugar em que vivem, era necessárioa apenas a formação técnica específica para tornar os bairros Cota um lugar turístico.

Diante disso, os projetos sociais foram convidados para participarem do Curso de Turismo de Base Comunitária promovido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em parceria com a UNESP(Universidade Estadual Paulista). Segundo Débora Estri Motta (Técnica Social da GARU I), “O projeto de Turismo Comunitário dá aos moradores a oportunidade de apresentar aos visitantes todo o processo de transformação urbanística ocorrida no local, a preservação da Mata Atlântica pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo.

O objetivo é a interação entre os moradores com as áreas preservadas como o Núcleo Itutinga-Pilões e aqueles que antes eram “invasores” responsáveis pela degradação ambiental do Parque, que agora passam a protetores e divulgadores deste espaço.” Outro objetivo do curso é dar autonomia aos moradores para que os mesmos consigam dar continuidade aos projetos já desenvolvidos, valorizando cada vez mais a comunidade e tornando o local atrativo para turistas que queiram conhecer e/ou vivenciar a realidade local, promovendo ações de geração de renda. Para Viviane Frost (Superintendente de Ações e Recuperação Urbana da CDHU), “o curso de Turismo Comunitário traz a percepção e a preparação da comunidade, pra uma vocação que ela já exerce”. E continua: “é a fase de apropriação das conquistas”. O curso que se iniciou em 2015, está organizado da seguinte forma:

  • O protagonismo comunitário (Onde estamos? O que temos? Para onde vamos?).
  • O que é Turismo Comunitário? (Conhecimentos técnicos sobre a comunidade, as áreas de preservação e de parque ecológico);
  • Hora de colocar a mão na massa (Prática dos conhecimentos adquiridos). Além disso, o curso também aborda temas transversais como teatro, comunicação e promove passeios culturais em lugares que o Turismo Comunitário já acontece. A equipe polivalente da CDHU que acompanha os projetos sociais já está otimista com o desenvolvimento do grupo dentro do curso e espera que em breve o Turismo Comunitário esteja em ação.

 

Atividades nas quintas das 18h às 20h e sábados das 9h às 12h. E-mail: turnaserra@gmail.com.

Venha conhecer nossos roteiros turísticos: Rua do Alojamento, 160, Fabril – Cubatão. Telefones: 3377-1371 e (13) 99750-2250

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: