O mundo de olho nos bairros Cota


IMG_1511

Os bairros Cota não cansa de receber visitantes! Comissões de jornalistas internacionais, escolas, príncipe Harry… Dessa vez um grupo estrangeiro de estudantes de mestrado em práticas sociais veio conhecer as transformações desses bairros. Joaquim Oliveira é moçambicano e diretor de uma Organização Não Governamental (ONG), em Moçambique,  e acompanhou o grupo como interprete.

O grupo veio conhecer o processo de urbanização que está acontecendo dentro do Programa Recuperação Urbana e Socioambiental da Serra do Mar. Joaquim, apreciou o que encontrou na visita “viemos aqui para aprender e estamos muito impressionados com o que ouvimos. Apesar das dificuldades que ainda persistem, estamos muito impressionados com o que vocês conseguiram alcançar”.

O Programa da Serra do Mar traz um modelo pioneiro, nunca utilizado em um processo de remoção e urbanização, “Penso que isso pode servir como modelo para outras comunidades que queiram enveredar por esta via de conservação e ao mesmo tempo de convivência entre o homem e a natureza ”, disse Joaquim.

O grupo visitou a Cota 200 e conheceu os Projetos Socias Arte nas Cota, Nesdel e o Projeto Com Com, onde aproveitaram para assistir o filme que explica o Programa Serra do Mar. De tudo que viram e conheceram, Joaquim ressaltou o que mais o impressionou, “a participação de todos os atores e ao mesmo tempo a identificação, envolvendo todos os projetos de iniciativa econômica. Além dos vários treinamentos e capacitações que foram criados para as pessoas que vivem aqui, que prestam serviço a sua própria comunidade, isso pra mim foi uma nota muito saliente. Tudo  isso me faz crer, que as pessoas tem sentimento de pertencimento sobre a Serra do Mar e sobre a comunidade onde vivem”.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: