O que é compostagem?


Gabriela Rahal, engenheira ambiental e coordenadora do projeto Cota Viva. Ela falou um pouco sobre o assunto e deu dicas de como ter uma em casa, confira.

A compostagem é um adubo que você faz com resíduos orgânicos, como cascas de frutas, verduras, palha seca, serragem entre outros. Ela serve para adubar plantações e inclusive as plantinhas da sua casa!

Hoje 60% do lixo produzido, é resíduo orgânico, “então se você consegue dá uma destinação para esse material localmente, podendo resolver na própria casa o problema do lixo, além de estar produzindo adubo você esta colaborando para diminuir a quantidade de lixo nos lixões” explica Gabriela Rahal.

Para você que é “antenado” e tem buscando colaborar com a preservação do meio ambiente, anote essas dicas e faça a sua composteira:

Primeiro passo: Separe um recipiente de qualquer tamanho. Isso vai depender do espaço que você tem em casa e também a quantidade de resíduo orgânico que você produz. Ele pode ser de madeira, cerâmica, plástico ou qualquer outro material, o importante é que você consiga fazer furos nele. Os furos servirão para a sua compostagem respirar.

275

foto retirada da internet

caixa-plastica-hortifruti-300x250

foto retirada da internet

Segundo passo: Nesse recipiente você vai colocar uma camada de cascas de frutas, verduras e folhas (material úmido) e por cima uma camada de serragem, terra ou palha (material seco). Sempre cubra o material úmido com material seco. Para não errar, a conta é  assim: Dividindo em quatro partes os seus materiais, uma parte deve ser de material seco e as outras três de material orgânico. Todas as vezes que você adicionar mais resíduos na sua composteira é importante mexer para que a compostagem possa “respirar”, isso evitará o mau cheiro e a produção de chorume.

folhas

folhas – foto retirada da internet

serragem

serragem – foto retirada da internet

cascas de frutas e verduras - foto retirada da internet

cascas de frutas e verduras – foto retirada da internet

Terceiro passo: Aí é só esperar o processo de decomposição e usufruir do seu adubo orgânico!

adubo orgânico - foto retirado da internet

adubo orgânico – foto retirado da internet

*Importante: Na composteira não podem ser adicionados alimentos cozidos! Exemplos: Arroz cozido, Feijão, Carnes etc.

A Praça da Horta dos bairros Cota  tem uma composteira comunitária! Nela os moradores  do entorno irão depositar seu resíduo para adubar a horta. Essa é uma iniciativa do projeto Cota Viva. Se você perdeu a inauguração da Praça da Horta,  veja os melhores momentos no vídeo abaixo:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Mve-Uc3kOsM&feature=share&list=UU_vC0-FVYFcOnNPqh3QOajQ]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: