TRAGÉDIA ANUNCIADA!!!


    Agentes comunitários, técnicos sociais, autoridades e demais que estiveram na palestra proferida pelo ilustre geólogo Prof. ALVARO RODRIGUES, no CEPEMA, há 3 anos atrás, são testemunhas pelo que foi dito pelo mestre em geologia da Serra do Mar. Com transparência, simplicidade e imparcialidade, ele foi claro quanto aos riscos a que estamos expostos. Saber ouvir aqueles que sabem o que dizem é necessário, e no caso, é de vital importância para a segurança de todos! TRAGÉDIA ANUNCIADA já a algum tempo. Resta-nos agir com consciência e responsabilidade e não esquecer o que profetizou o Prof.ALVARO: A NATUREZA VINGA!!!

Confira a Cobertura da Enchente nos Bairros Água Fria e Pilões

SUGESTÃO: Ficaríamos muito felizes se nossas autoridades convidassem o geólogo Prof. ALVARO RODRIGUES para uma palestra Aberta sobre os RISCOS da Serra do Mar a que todos nós estamos expostos, inclusive, toda a baixada santista. Seria muito bom que a mídia nos ajudasse a difundir, não para causar pânico e sim esclarecer de forma responsável e tranquila. Precisamos conhecer melhor a nossa Serra do Mar e tentar evitar tragédias e viver com um mais de segurança.

Há 20 dias,fizemos comentários acerca do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, na Rádio Visão FM 92,5,no programa VOZ DO MORRO. Fizemos comentários a respeito de obras e remoções e quanto a Água Fria comentamos á respeito do silêncio do Programa em relação as intervenções que não aconteciam naquela comunidade. O Ministério Público determinou remoção total para que fosse construído no local um Parque Ecológico. A questão que expus no comentário é por que do silêncio, se remoções aconteciam nos bairros Cotas, se também na Água Fria existiam também situações de risco. Se tivessem acontecido estas remoções o prejuízo para a população teria sido menor. Quem quiser ouvir os nossos comentários basta acessar

“A Palavra do Agente Comunitário ” : http://soundcloud.com/projetocomcom . São três partes e no segundo é que falamos da Comunidade da Água Fria.

Contra fatos não há argumentos. As tragédias acontecem muitas vezes,por que subestimamos as reações da natureza! Geólogos alertaram a todos sobre este risco, agora se faz necessário reconstruir a vida destas famílias num local seguro.

A prevenção é uma obrigação de todos, inclusive do estado.Se há riscos providências urgentes devem ser tomadas por todos. E quanto as lideranças precisamos saber escolher os nossos lideres num exercício pleno de direito e cidadania. O mesmo cabe a escolha dos nossos políticos que irão nos representar.

Quanto menos o homem intervir na vegetação da SERRA DO MAR, melhor. Remoções sem a devida contenção é risco ainda maior que a própria razão da remoção. Obras na serra, seja por qualquer razão, deve ser avaliada com minúcias, sob pena de pagarmos caro por isso. É bom lembrar que áreas de risco não são apenas a região da serra, a baixada santista toda também está exposta a riscos por consequência.

Carlos Guilherme Campos Costa

10º Programa Comunidade em Ação – TV Pólo Canal Comunitário de Cubatão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: