Aprendizagem


Estamos aqui socializando nossas ações ao longo do período do mês julho, construção e transição do projeto através dos olhares dos técni@s, educador@s e d@s principais protagonistas dessa ação a população. O processo aqui compartilhado com os demais colaborador@s, parceir@s e interessad@s.

As tecnologias sociais utilizadas pelo Projeto Com Com facilitam a apropriação e compreensão, na geração e disseminação da informação e conhecimento, por meio dos  veículos e canais da comunicação comunitária exercida democraticamente. Pautada e produzida de forma coletiva pela comunidade para a comunidade, por meio da escrita(Jornal), áudio(Rádio), imagem(Vídeos e Fotos), socialização e desdobramento local(comunidade/cidade) e global(web).

 Os meios de comunicação tratados nas oficinas formativas do Projeto ComCom vem fortalecer o diálogo e o empoderamento da população em torno dos seus direitos. Fomentamos ações e promovemos a representatividade de atores locais para o fortalecimento da identidade nos parâmetros: subjetivo/territorial/regional.

 O Método de trabalho democrático e participativo, gerados a partir de uma didática que corresponda as perspectivas e práticas  com pautas construídas coletivamente, além do diálogo, roteirização, execussão e avaliação diante de produções das mídias sociais voltadas para TV, Rádio, Jornal e Redes Sociais.

 Contudo, utilizamos ferramentas que assessoram tais práticas que vão do interesse individual ao coletivo com a aplicação de metodologias participativas e técnicas que registrem e organizem uma prática pedagógica, aplicada localmente e disseminada pelas redes sociais; esses conteúdos didáticos estão disponíveis para pessoas interessadas que queiram se apropriar do livre acesso à internet e multiplicar todo conhecimento disponível.

 Promover espaços educativos, culturais, esportivos e recreativos já existentes; resignificar principalmente os espaços públicos e de relações sociais como:  escolas, associações, instituições públicas e organizações privadas.

 A partir da Pesquisa-Ação obter como resultado a promoção daqueles que protagonizam enquanto agentes e transformadores locais, práticas que manifestam-se no proativismo e em busca de maiores oportunidades e benefícios que condicionem melhor qualidade de vida para si e para a sua comunidade.

 

Oficina de Rádio

05/07 – Reunião de Equipe – Ajuste da Produção do Segundo Semestre.

Organização do 6º Programa e Finalização da 6ª Edição “Voz do Morro”.

Início das Oficinas Teóricas e de Produção do Projeto COM COM. Recepção da Oficina de Rádio.

Visita à Escola Zenon Cleantes para acompanhar e facilitar a criação da rádio poste no ambiente escolar.

12/07 – Noções de montagem de equipamentos de som, conexões e cabeamentos.

Captação de depoimentos para serem inseridos nos próximos programas “Voz do Morro”.

Sessão de Entrevistas da Equipe COM COM com Representantes do BID para serem inseridos conteúdos nas mídias: Rádio, TV e Jornal.

19/07 – Dinâmicas e exercícios de captação de voz dos educandos da oficina de rádio, para inserir nos próximos programas da Rádio Web Voz do Morro.

26/07 – Término do 6º programa da Rádio Voz do Morro

Edição de materiais produzidos pelos alunos. Organização das últimas gravações.

30/07 – Processo de edição do material produzido pel@s educand@s.

02/08 – Conceitos de Rádio Comunitária e processo de edição do material produzido pel@s educand@s.

Oficina de Jornal

06/07 – Recepção dos nov@s educand@s da oficina de Jornal.

13/07 –  Revisão da 6ª Edição do Jornal “Morro Vivo! Viva o Morro!”
Retoques finais para o fechamento da 6ª Edição. Aproveitamos também para requintar as vídeos produções dos alunos da oficina de TV. Construção de matérias para jornal e correção de certificados dos cursos.

20/07 – Sensibilização das oficinas e potencialização das produções para a reta final do projeto, num diálogo bastante produtivo hoje aqui com educand@s, Agentes Comunitários e Colaborad@res. Visualizamos todos os materiais produzidos disponíveis nas Redes Sociais do Projeto.

27/07 – Notícia e Trabalho do Jornalista.

03/08 – Olhar e Prática Fotográfica.

  Oficina de Vídeo

28/06 – Início de edição da entrevista com o Poeta Sérgio Vaz.

07/07 – Montagem e organização de equipamento para a Festa Julina dos agentes comunitários.

14/07 – Oficina de vídeo, planejamento para a construção de programas voltados às várias faixas etárias na TV Comunidade em Ação. A educadora Thais Scabio capacita educandos na manipulação de filmadora para a saída a campo no plano de cobertura colaborativa na cota 95/100. Educandos do projeto planejam a cobertura colaborativa autônoma para a festa julina na cota 95/100 no sábado 16/07.

21/07 – Muitas atividades no projeto COM COM: edição de áudio, tratamento de fotos e entrevista com a educanda Maria Eduarda,  Duda, sobre novela #catarina
Passeio do Projeto COM COM,  Ateliê Artes nas Cotas e Equipe Técnica Social da CDHU na Reserva Ambiental e Parque Itutinga Pilões Núcleo Cubatão.

28/07 – Formatos e padrões fílmicos: curta, animação, minuto, documentário e jornalístico.

04/07 – Construção de pauta para produção.

Cobertura Colaborativa

05/07 – Novo Post no Blog: bit.ly/iORX3f

06/07 – Cobertura colaborativa no Ateliê Arte nas Cotas, na reunião dos agentes comunitários da cota 200 na discussão do caderno de urbanização.

12/07 – Participação, produção e cobertura colaborativa audiovisual e redes sociais na visita do  BID aos projetos sociais e, apresentação dos agentes comunitários dos bairros Cota.

Sessão de Entrevistas com os representantes do BID para o projeto COM COM para Rádio, TV e Jornal. Série de atividades nos bairros Cota, com gestores e parceiros dos projetos sociais do Programa Sócio Ambiental da Serra do Mar.

Postagem de Novas Fotos: bit.ly/mNA1Qv

13/07 – Fotos no Flickr das oficinas práticas do Ateliê Arte nas Cotas – Educadores e Educandos: bit.ly/qq4nuc
Fotos no Flickr Entrega Jornais – Junho: bit.ly/qr59s6
Fotos no Flickr Cobertura Colaborativa – Visita do Coord. Geral Programa Serra do Mar – Fernando Chucre: bit.ly/oeUTIz

19/07 – Novas Fotos no Facebook:on.fb.me/qHFLwR
Novas Fotos no Facebook: on.fb.me/q8SE9J
Novas Fotos no Facebook: on.fb.me/nd79Yf
Novas Fotos no Flickr: bit.ly/or3jPX
Novas Fotos no Flickr: bit.ly/piUzTE
Novas Fotos no Flickr: bit.ly/qzj48d
Coletânea de Material Gráfico #projetocomcom no Flickr: bit.ly/prF4HP
Coletânea de Material Gráfico #projetocomcom no Facebook: on.fb.me/q5ojLT

20/07 –Visualizem a coletânea dos nossos materiais gráficos – bit.ly/nbGK1J

21/07 – Nosso Álbum de Cobertura Colaborativa, Produção de Vídeo do Ateliê Arte nas Cotas para Intervenção de Urbanização acessem: bit.ly/pHo8lg


12, 13, 14, 19, 20 e 21/07 – Captação de Imagens para vídeo, com enfoque na produção de Mosaicos e Estêncil nos cursos de capacitação do Atelie Arte nas Cotas para as ações de urbanização.

Arraiá do Zenon

  A atvidade cultural em parceria com a E.E. Zenon Cleantes de Moura, foi construída na perspectiva de ocupação do espaço público e potencialização de ações educativas e culturais. Foi valorizado na ação o envolvimento direto de agentes locais dos bairros Cotas. Foram várias as manifestações, tais como: quadrilha, pinturas de graffiti, sonorização mecânica e eclética, mediada pela rádio Voz do Morro, apresentações musicais de forró e recitais poéticos, além do fomento à economia solidária local e cobertura colaborativa áudiovisual e textual.

Aa atividade proposta diversificou, reuniu, interagiu e potencializou um intercâmbio positivo pensando no trânsito e direito à cidade, numa confraternização de iniciativas populares e parcerias com instituições públicas, privadas e na fundamental participação e acesso da população em atuar e (re)significar os espaços de sociabilidades, contextos e imaginários.

Arraiá Agentes Comunitários

Participamos da organização da atividade: montagem e fornecimento do som, escolhas das músicas, registros fotográficos e em vídeo. Foram convidados também educand@s do Projeto COM COM para participarem da confraternização conjuntamente com técnicos sociais da CDHU e Ateliê Arte nas Cotas.

Cobertura Colaborativa Visita do BID

 Apresentação do projeto para monitores do BID, organização de estrutura de sonora, filmagem, fotografia e cobertura colaborativa nas redes sociais. Acompanhamento dos técnicos do BID na avaliação e no monitoramento de impactos das ações nos bairros Cota.

Cobertura Colaborativa na Arraiá Pinheiro do Miranda

 Educandos do Projeto: Carlos Guilherme, Josevaldo Barbosa, Arcelina Francisca e Matheus Muniz, colocaram em prática o aprendizado das oficinas de vídeo, fotografia e captação de áudio na cobertura colaborativa do evento. Os próprios educandos roterizaram a abordagem do trabalho em campo, sendo executado de forma totalmente autonôma e dando utilidade pública aos equipamentos do projeto, de acordo com a filosofia do COM COM. Sensibilização para as Oficinas e Produções do Projeto.

 Passeio no Parque Itutinga Pilões

A Caminhada ecológica proposta pelo projeto no mês das férias escolares, promoveu  o intercâmbio e confraternização com os grupos de trabalho dos projetos: COM COM, Ateliê Arte nas Cotas e equipe técnica social da CDHU.

  No percursso visitamos a reserva do parque em trilha relativamente fácil e banho no rio Pilões, onde a educadora do local contou um pouco da história do parque Itutinga Pilões que significa o início da ocupação territorial da região de Cubatão, baseada nas transformações e impactos sobre a ocupação desordenada no ecossistema local, a partir da fauna, flora e dos recursos hídricos.

 A ação educativa do parque alertou sobre as espécies de animais e vegetais da Mata Atlântica da Serra do Mar que estão em  extinção, além dos meios legais de controle e preservação desse importante bioma para a harmonia e qualidade de vida humana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: